Nathália Brígida é bronze no Grand Prix de judô em Tel Aviv
Para conquistar a primeira medalha brasileira em 2019 e retornar ao pódio do Circuito Mundial, judoca derrotou Marusa Stangar, da Eslovênia
A judoca Nathália Brígida conquistou, na quinta-feira (24), a primeira medalha do Brasil no Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). Na disputa pelo bronze do peso ligeiro feminino no Grand Prix de Tel Aviv, em Israel, ela derrotou a eslovena Marusa Stangar com um waza-ari no tempo extra. O resultado marcou também o retorno de Brígida ao pódio das competições internacionais depois de um período de mais de dois anos afastada dos tatames recuperando-se de cirurgia no ombro.
“É uma conquista muito importante para mim nesta minha volta às competições internacionais depois de um tempinho parada pela cirurgia. E também é uma honra ser a primeira medalha do Brasil no ano. Espero que, não só a minha medalha, mas que seja um ano vitorioso para o judô brasileiro”, comemorou a judoca de 25 anos que levará, além da medalha, 350 pontos no Ranking Mundial classificatório para Tóquio 2020.
No caminho rumo ao pódio, Brígida derrotou a italiana Sofia Petitto e a romena Alexandra Pop por ippon para chegar às quartas de final, onde caiu para a húngara Eva Csernoviczki, medalhista de bronze nos Jogos de Londres 2012. A brasileira conseguiu recuperar-se na repescagem, vencendo a anfitriã Noa Minsker por ippon para chegar à disputa pela medalha, onde derrotou Stangar por waza-ari.
Nas chaves masculinas, o ligeiro Felipe Kitadai estreou com vitória por ippon sobre Kemran Nurillaev, mas não passou pelo russo Albert Oguzov após sofrer três punições. Mesmo desempenho do meio-leve Diego Santos (66kg), que derrotou Jacob Valois, do Canadá, na primeira luta e parou em Shakhram Akhadov, do Uzbequistão, na segunda rodada.
O Grand Prix de Tel Aviv continua nesta sexta-feira (25), com mais dois judocas brasileiros no tatame: Ketleyn Quadros (63kg) e Alex Pombo (73kg).
Programação
Sexta-feira (25)
7h – Preliminares
13h – Bloco final (medalhas)
Sábado (26)
7h – Prelimianares
13h – Bloco final (medalhas)
Transmissão ao vivo: www.live.ijf.org / www.ippon.tv
Por Confederação Brasileira de Judô (CBJ)