Programa das Paralimpíadas de 2024 terá os mesmos 22 esportes de Tóquio, em 2020
Futebol de sete, para atletas com paralisia cerebral, não conseguiu a aprovação para voltar à lista dos esportes contemplados no megaevento
O Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês) anunciou na última sexta-feira, 25, em reunião de seu Conselho Executivo, a manutenção do programa esportivo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 para os Jogos de Paris, em 2024. A decisão foi anunciada em Londres, no Reino Unido, e deixa o futebol de 7, para paralisados cerebrais, fora do calendário paralímpico pela segunda edição consecutiva. A modalidade tem grande tradição no Brasil e rendeu três pódios à Seleção: bronze em Sydney (2000), prata em Atenas (2004) e bronze nos Jogos Rio 2016, na despedida do esporte do programa.
Mantém-se, dessa forma, a composição atual com 22 modalidades. São elas: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, triatlo, remo, rúgbi em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo e vôlei sentado.
A opção por não incluir o futebol de 7 na programação, de acordo com Andrew Parsons, presidente do IPC, passou sobretudo pelo equilíbrio de gênero no total de participantes do evento (4.350) – uma vez que a modalidade possui apenas disputas masculinas.
“Nós exploramos todas as opções possíveis para ver como o futebol de sete poderia caber no programa, mas claramente a inclusão teria impacto na igualdade de gênero. A única forma de compensar isso seria remover vagas masculinas de outros esportes, um movimento que acabaria por definir 23 modalidades e causar custos adicionais ao programa. Assim, a despeito de um forte projeto e de ter progredido muito em sua permeabilidade mundial nos últimos quatro anos, decidimos não incluir o futebol de sete”, afirmou Parsons, que foi presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
“A comunidade do futebol de 7 ficará desapontada, claro, mas estarão em uma posição muito boa para serem incluídos no futuro caso sigam a evolução feminina do esporte. De qualquer forma, acredito que o programa final de Paris 2024 é extremamente atrativo. Temos 22 modalidades com apelo global, igualdade de gênero e que oferecem aos atletas de um vasto tipo de deficiências a oportunidade de competir no maior palco de todos, na capital francesa”, completou.
O processo de escolha das modalidades para Paris 2024 teve início em novembro de 2017. Seis esportes pleitearam o espaço na competição, entre eles e vela e o caratê, mas apenas as atuais 22 modalidades e o futebol de 7 avançaram para o estágio final de análise. Os Jogos Paralímpicos de 2024 acontecerão entre 28 de agosto e 8 de setembro, na capital francesa.
Por CPB e Inside The Games