Zagueira Rafaelle corre contra o tempo para a Copa do Mundo 2019
Após grave lesão no ligamento do joelho esquerdo, zagueira cumpre fase final de fisioterapia para voltar a treinar com bola e brigar por vaga na equipe que disputará o Mundial na França
Ficar longe dos gramados não é missão fácil para uma jogadora. Rafaelle tem passado por esses momentos desde que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. A lesão ocorreu em 28 de outubro de 2018, na penúltima rodada do Campeonato Chinês, quando a zagueira atuava em uma partida pelo clube Changchun Yatai. Já são três meses de fisioterapia, paciência e persistência. E toda a recuperação tem um motivo: disputar a Copa do Mundo da França.
“A minha recuperação está dentro do esperado. Foi uma lesão grave, mas já estou na melhor fase, voltando a correr e a saltar. É uma fase boa, ainda não trabalho com bola, mas a minha evolução está dentro do cronograma”, afirma Rafaelle.
Na fase de preparação para a Copa do Mundo, Rafaelle foi convocada duas vezes pelo técnico Vadão. Em janeiro esteve na Granja Comary, em Teresópolis, e agora está com a equipe em Itu, no interior paulista. A ideia é que a zagueira esteja próxima da Comissão Técnica para ser constantemente avaliada e ter a volta mais adequada aos gramados.
“Tenho feito muita fisioterapia e a comissão está me ajudando, proporcionando todo o tratamento para eu me recuperar o mais rápido possível. Quando não estou aqui sigo o tratamento com um fisioterapeuta em Salvador”, ressalta a zagueira.
Antes de ser chamada por Vadão para o período de treinos, a última convocação da defensora havia sido para o amistoso contra o Canadá, em setembro do ano passado. Na ocasião, a zagueira atuou no primeiro tempo da partida e foi substituída no intervalo.
“É muito bom estar aqui com o grupo, com as meninas, e sentir esse clima de preparação para a Copa do Mundo, porque sinto que estou fazendo parte! Eu dependo dessa recuperação para estar 100% e chegar ao nível de todas”, reforça Rafa.
Na terça-feira (19.02) pela manhã, as jogadoras foram a campo para trabalhos físicos com o preparador Fábio Guerreiro. Rafaelle fez exercícios aeróbicos na academia. O objetivo do departamento médico é que a zagueira recupere massa muscular e, aos poucos, faça a transição para iniciar os trabalhos com bola.
Os trabalhos em Itu (SP) seguem até 23 de fevereiro, quando a equipe embarca para os Estados Unidos para a disputa do Torneio She Believes. Como ainda se recupera de lesão, Rafaelle não irá para a competição. O Brasil vai enfrentar as seleções de Inglaterra, Japão e Estados Unidos. O técnico Vadão vai anunciar na próxima quinta-feira (21.02) as convocadas.
Por Confederação Brasileira de Futebol