Caio Bonfim tenta o oitavo título consecutivo na Copa Brasil de marcha atlética

Atleta brasiliense é a principal atração da competição que será realizada no domingo, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina
O brasiliense Caio Oliveira de Sena Bonfim (CASO-DF), medalha de bronze no Mundial de Londres 2017, é a grande atração da prova dos 20 km da 30ª edição da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, que será disputada neste domingo (17), a partir das 7h, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
Se o marchador já era um dos atletas mais competitivos do País, ele ganhou um motivo a mais para lutar contra os limites: a gravidez de sua mulher Juliana, de 4 meses. Segundo João Sena, pai e treinador do atleta, o objetivo de Caio é que seu filho nasça e “veja o pai no auge da carreira”. Miguel será o primeiro neto de Sena e da também treinadora Gianetti Bonfim.
Para isso, o recordista brasileiro dos 20km (1h19min04s) e dos 50km (3h47min02s) tem foco total para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, mas não deixa de lado o Pan de Lima, em agosto, e o Mundial de Doha, em setembro e outubro deste ano.
Na Copa Brasil Caixa, Caio busca o oitavo título consecutivo na prova dos 20 km. “Vou tentar fazer o meu melhor. Marchar bonito, respeitando como sempre todos os adversários”, disse, lembrando que em seguida terá os desafios do IAAF Race Walking Challenge, quando tentará os índices para o Pan (1h25min) e o Mundial (1h22min30s).
A Copa Brasil será disputada em circuito de 1 km na Rua Manoel Rebelo dos Santos, na Praça do Pescador, em frente à Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso. Outros destaques da prova de 20km são Moacir Zimmermann (Balneário Camboriú-SC), José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC), Lucas Mazzo (Orcampi Unimed-SP) e Max Batista dos Santos (CASO-DF).
No feminino, Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) está entre as favoritas nos 20km. Ela é a atual campeã do evento, título conquistado no ano passado, em Sobradinho (DF). Viviane venceu no último dia 17 de fevereiro a prova dos 50 km da Copa Brasil Caixa, realizada em Bragança Paulista, com 4h37min05s – novo recorde brasileiro. “Vai ser difícil, mas estou animada”, disse Viviane, carioca de 25 anos.
Elianay Barbosa (CASO-DF), medalha de prata em 2018, e Paula Raissa Paz da Silva (Sport Club Recife-PE), bronze, também estão inscritas, assim como Liliane Priscila Barbosa (ABC-DF), campeã da edição de 2017 em Bragança Paulista, e Nair da Rosa (AABLU-SC).
A competição será classificatória para o Campeonato Pan-Americano, marcado para os dias 20 e 21 de abril, em Lázaro Cárdenas, no México. Os três primeiros nos 20 km adulto (masculino e feminino) e os três primeiros nos 10 km sub-20 (masculino e feminino) estarão qualificados.
Por Confederação Brasileira de Atletismo