Proerd forma mais de três mil crianças em Vitória da Conquista
A solenidade contou com a presença do secretário Maurício Barbosa, demais autoridades e familiares dos alunos.
A história do jovem Tiago Marshal França Jardim, 15 anos, emocionou todos os presentes no auditório Complexo Mediterrâneo, em Vitória da Conquista, durante solenidade de formatura de 3.278 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nesta sexta-feira (2). O secretário da Segurança, Maurício Teles Barbosa, participou da cerimônia.
O pai viciado em drogas levou Vinícius, na época com 12 anos, para morar no aterro sanitário e coletar material para reciclagem. “Comia e bebia o que as pessoas me davam”, revelou o estudante que conheceu o Proerd na escola Municipal Paulo Freire. Hoje o adolescente sonha ser policial.
Quatorze jovens receberam medalhas e bicicletas novinhas por terem produzidos as melhores redações abordando os perigos de uso de drogas lícitas e ilícitas, Tiago foi um deles. Jovens que celebram aniversário também ganharam presente.
As aulas foram ministradas por policiais militares do Comando de Policiamento Regional (CPR) Sudoeste, em 16 escolas públicas das zonas rural e urbana, ao longo do primeiro semestre de 2019. “Este é um trabalho muito importante, pois educa as futuras gerações a ficarem longe do mundo das drogas, um dos principais problemas sociais da atualidade”, declarou Barbosa.
Vinícius Leite, 11 anos, participante do The Voice Kids, cantou uma paródia baseada na música ‘Dona Maria’, criada para a solenidade, acompanhado de Léo, mascote do programa, e dos policiais professores.
Também assistiram à formatura o subsecretário, Ary Pereira de Oliveira, o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho, o comandante-geral da Polícia Militar, Anselmo Brandão, e autoridades militares locais. Mais 4.600 crianças da região assistem aulas e devem concluir o curso no final do ano.
Por SSP/BA