Seleção feminina vence Camarões por 3 sets a 0 na estreia do Pré-Olímpico
Equipe volta à quadra em Uberlândia neste sábado, para enfrentar o Azerbaijão. Último compromisso pela vaga no Japão será no sábado, contra as dominicanas
O primeiro dos três capítulos do Pré-Olímpico de Vôlei passou rápido para a seleção feminina. Diante da frágil equipe de Camarões, o Brasil fez 3 sets a 0 sem desgastar a parte física do elenco. As parciais foram de 25/14, 25/13 e 25/16, em 1h10min de jogo, diante de cinco mil torcedores no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia (MG).
“Independentemente do adversário, nossas atletas mantiveram o foco e é isso que é importante para mim. Elas sabem onde querem chegar”, afirmou o treinador tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães. A ponteira Gabi, com 15 pontos, e a oposta Tandara, com 12, foram os destaques do Brasil. No lado camaronês, a oposta Estelle Adiana acumulou 12 acertos.
Nesta sexta-feira (01.08), a equipe volta à quadra para o segundo compromisso, diante do Azerbaijão. A partida será a partir das 14h15 e tem tudo para ser mais uma preliminar, em função da disparidade técnica entre as equipes. O duelo mais aguardado, com jeito de final, deve ser contra a República Dominicana, que venceu o Azerbaijão nesta quinta por 3 sets a 0 (25/15, 25/22, 25/18).
Pelo regulamento da seletiva, as quatro seleções jogam entre si em turno único. Apenas uma garante vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. O torneio olímpico terá 12 times. Seis são definidos agora, numa disputa que envolve 24 seleções divididas em seis chaves. As outras seis últimas vagas virão em seletivas continentais.
“Amanhã é um novo desafio. Precisamos focar, porque toda seleção que joga com o Brasil se prepara ainda mais. O Azerbaijão é nosso próximo foco”, afirmou Tandara. Segundo a atleta, que não participou da Liga das Nações neste ano por estar lesionada, é uma emoção retornar ao time em uma disputa no próprio país. “Isso marca meu retorno depois de um momento difícil na minha vida. Estar jogando com a torcida ao lado empurra o nosso time e isso é determinante para a gente”.
Incentivo
Todas as atletas da Seleção Brasileira de Vôlei já receberam, em algum período desde 2012, o benefício do Bolsa Atleta, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. Atualmente, a seleção conta com seis beneficiárias, num investimento anual de R$ 159.300.
Resultado e agenda
Brasil 3 x 0 Camarões (25/14, 25/13 e 25/16)
02.08 – (Sexta-feira) – Brasil x Azerbaijão, a partir das 14h15
03.08 – (Sábado) Brasil x República Dominicana, a partir das 10h
Por Rede do Esporte