Douglas Lorite convoca Seleção de basquete 3×3 para treinos visando Pré-Olímpico
Equipe participa de período de treinamento, entre os dias 22 e 26 de janeiro, na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro
O técnico da Seleção Brasileira masculina de basquete 3×3, Douglas Lorite, anunciou nesta sexta-feira (10.01), os seis atletas convocados para o primeiro período de treinos visando o Pré-Olímpico 3×3 para os Jogos de Tóquio 2020, entre 18 e 23 de março, em Nova Déli, na Índia. A competição será a última oportunidade de o país garantir vaga na estreia da modalidade em Jogos Olímpicos.
Douglas Lorite chamou André Ferros, Jefferson Socas, Fabrício Veríssimo, Luiz Felipe de Paulo Silva, Matheus Parcial e Leandro Lima para o primeiro período de treinamentos. Os treinos serão realizados na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro, entre os dias 22 e 26 de janeiro.
Após o período, o técnico vai definir os quatro jogadores que irão representar o país no Pré-Olímpico. Antes de brigar pela vaga de Tóquio 2020, o grupo volta a treinar no EsEFEx, entre os dias 8 e 15 de março.
“Vamos tentar a classificação para Tóquio com o time que mescla a juventude de parte do time vice-campeão mundial em Doha, no sub-23, com a experiência de alguns jogadores veteranos. A ideia é colocar o melhor time fisicamente para disputar a vaga. Sabemos que são pouquíssimas vagas, mas tentaremos de todas as formas classificar para 2020 e preparar os atletas bem para o próximo ciclo olímpico”, explicou o técnico Douglas Lorite.
As seleções masculinas da Sérvia, da Rússia, da China e do Japão já estão classificadas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A seletiva será disputada por 20 equipes. O Brasil disputa o grupo A, contra Mongólia, Polônia, Turquia e Espanha. O grupo B é formado por Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia. Já Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana estão no grupo C e Holanda, Lituânia, Canadá, Croácia e Índia no grupo D.
No Pré-Olímpico, as equipes se enfrentam entre si na primeira fase. As duas melhores seleções se classificam para a fase de mata-mata. Apenas as três melhores equipes garantem vaga para Tóquio 2020.
Lista de convocados:
Leandro Lima (Lausane-SUI)
Jefferson Socas (Black Star Basquete)
Fabrício Veríssimo (Lendas 3×3 RJ)
Matheus Parcial (Lendas 3×3 RJ)
André Ferros (São Paulo DC)
Luis Felipe de Paulo Silva (São Paulo DC)
Comissão técnica
Gerente – Francisco Oliveira
Treinador – Douglas Lorite
Assistente – Luca Carvalho
Preparador Físico – Thiago Sordi
Fisioterapeuta – Wagner Campos
Por Confederação Brasileira de Basquete