Seleção feminina se apresenta no Rio de Janeiro para o Pré-Olímpico Mundial
Treinamentos serão na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra. Estreia na seletiva do basquete para Tóquio será em 6 de fevereiro
A Seleção Brasileira feminina de basquete se apresentou para período de preparação para o Pré-Olímpico Mundial no domingo (12.01). O grupo chegou ao Rio de Janeiro e se apresentou à comissão técnica de José Neto. Os trabalhos começam nesta segunda-feira (13.01), com exames médicos e os primeiros treinos na quadra montada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra.
O time treina no Rio de Janeiro até 27 de janeiro, quando viaja para a Europa. A estreia no Pré-Olímpico Mundial está marcada para 6 de fevereiro, em Bourges, na França, diante a Seleção de Porto Rico.
Durante a apresentação, a equipe foi recebida pelo diretor executivo da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Marcelo Sousa, e pelo diretor de operações da confederação, Ricardo Trade, o Baka. Os dois conversaram com o grupo, reafirmando a confiança no trabalho e na classificação para a Olimpíada de Tóquio.
“Estamos com a melhor estrutura possível, em um ótimo hotel, treinando do outro lado da rua, em uma estrutura olímpica, utilizando também a estrutura do Comitê Olímpico do Brasil. Podem saber que do lado de cá todos na CBB estão trabalhando para que vocês tenham o melhor possível nessa preparação, assim como nas outras. O que posso dizer para vocês é que se entreguem, que foquem, e que trabalhem os mínimos detalhes porque eles fazem a diferença. Confiamos demais na nossa comissão técnica, no José Neto, e em vocês”, disse Trade.
Antes da chegada em Bourges, o Brasil fará um amistoso contra a Sérvia, no dia 3 de fevereiro, em Belgrado, no último estágio de preparação. A seleção chega à Europa no dia 28 de janeiro, e treinará até o amistoso na capital sérvia.
“Confiamos em todas as atletas que estão aqui. Em tudo o que foi feito nesses seis meses de trabalho. Vejo um grupo diferente, cada vez mais confiante, preparado, e sabemos do potencial e do que vocês podem entregar. Sei que vocês vão se dedicar aos treinos, nessa etapa que talvez seja a mais importante de todas, e podem contar conosco para o que precisarem”, disse Marcelo Sousa, diretor executivo da CBB.
Gerente da seleção feminina, Adriana Santos também falou com as atletas. A ex-jogadora, duas vezes medalhista olímpica, deu as boas-vindas ao grupo. O Brasil ainda pega a França e a Austrália, nos dias 8 e 9 de fevereiro, pelo Pré-Olímpico. A disputa dará três postos em Tóquio 2020.
“Estamos em um trabalho há seis meses com a comissão técnica e chegamos a um momento decisivo. Queria dizer que podem contar conosco. Espero que vocês trabalhem muito, se doem em quadra, e saibam que são vocês quem decide, dentro de quadra, quem fica”, garantiu Adriana Santos.
Por Confederação Brasileira de Basquete