Ibicuí possui a maior taxa de evasão escolar do 5º ao 9º ano na Bahia
Segundo reportagem divulgada no Jornal A Tarde da última segunda-feira (02), o município de Ibicuí tem a maior taxa de evasão escolar (31,2%) apresentada no estado da Bahia, levando-se em conta os anos iniciais e finais (5º ao 9º ano) na zona rural.
Os dados divulgados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o que é uma realidade que chama a atenção, já que a cidade só ficou atrás de Nova Soure (26,3%) e Maragogipe (24,1%).
Ainda, segundo a reportagem, o abandono da sala de aula na Bahia e no Brasil é preocupante, por isso o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez o alerta: cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes não voltam às aulas neste ano no País. A Bahia tem uma média de desistência de 1,55% para essa etapa da educação.
A situação foi comentada pela secretária de educação, Marta Valéria, que declarou ao Jornal A Tarde, o fato de haver alunos que moram muito distante da sede e precisam enfrentar uma longa jornada de até 23 km em estrada de terra para chegar à escola, depois de um longo dia de trabalho braçal, ficando mais propícios para a desistência.
Da Redação/Iguaí Mix
Com informações do Jornal A Tarde