Eduard Soghomonyan conquista primeira vaga do wrestling brasileiro para Tóquio 2020
Lutador chegou à final da categoria -130kg do estilo greco-romano na Seletiva Pan-Americana e ficou com uma das vagas para os Jogos Olímpicos
O wrestling brasileiro conquistou a primeira vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 nesta sexta-feira(13.03), primeiro dia da Seletiva Pan-americana em Ottawa, no Canadá. Eduard Soghomonyan classificou o Brasil ao chegar à final da categoria -130kg do estilo greco-romano, a mais pesada da modalidade. No torneio, o lutador venceu o mexicano Luis Barrios por superioridade técnica (9 x 0) e na semifinal Moises Hellberg, da Venezuela, por encostamento, ação que encerra a luta instantaneamente. Armênio de nascimento, Eduard vai disputar a segunda edição de Jogos Olímpicos pelo Brasil.
“É uma alegria muito grande poder lutar pelo Brasil novamente nos Jogos Olímpicos. A seletiva não foi uma competição fácil, mas lutei com muita garra e consegui vencer. Agradeço mais uma vez a todos que torceram e acreditaram”, afirmou Soghomonyan, que terminou em 16º lugar na edição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Além de Eduard, mais cinco atletas subiram ao tapete nesta sexta-feira, dia exclusivo do estilo greco-romano. Joilson Júnior ficou perto da vaga, mas no combate que definiu a vaga foi superado pelo colombiano Julian Acevedo por superioridade técnica (9 x 0) na semifinal da categoria até 67kg. Marat Garipov venceu a primeira luta, mas não conseguiu chegar à semifinal da divisão até 60kg. Angelo Moreira até 77kg, Ronisson Brandão até 87kg e Guilherme Evangelista até 97kg não avançaram em suas chaves.
Neste sábado (14/3), o wrestling feminino entra em ação com Kamila Barbosa (-50kg), Giullia Penalber (-57kg), Dailane Reis (-68kg), além das atletas olímpicas Lais Nunes (-62kg) e Aline Silva (-76kg). No domingo (15.03) é a vez dos atletas do estilo livre Bryan Oliveira (-57kg), David Moreira (-65kg) e Marcus Calasans (-74kg). Para garantir vaga, os lutadores precisam alcançar a final de suas categorias.
Os atletas que não conquistarem vaga na Seletiva Pan-americana ainda terão uma última oportunidade na Seletiva Mundial. O torneio aconteceria em maio, na Bulgária, mas em virtude da pandemia do coronavírus foi adiado e ainda não tem nova data. Como nas seletivas continentais, na competição mundial os dois primeiros em cada categoria olímpica ficarão com as últimas vagas para Tóquio.
Por Confederação Brasileira de Wrestling