Jussiape homenageou a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida
Como em todas as cidades do Brasil, hoje (12), a cidade de Jussiape amanheceu preparada para as homenagens à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Desde o início da manhã, o serviço de som da Igreja Matriz já convidava os fiéis católicos para a Santa Missa.
A celebração, presidida pelo Padre Francisco Rosário, começou às 10:00h, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, que esteve lotada de jussiapenses que, como em todas as cidades brasileiras, lembraram do dia dedicado à Padroeira do Brasil. Logo a seguir, uma procissão percorreu as duas principais praças da cidade, reunindo fiéis católicos que participaram da missa.
As homenagens à Nossa Senhora Aparecida também reuniu uma multidão na celebração solene da Festa da Padroeira do Brasil, hoje (12), no Santuário Nacional, que fica na cidade de Aparecida, em São Paulo. A Basílica de Aparecida esteve repleta de fiéis que, durante a missa das 9:00h, participou da missa presidida pelo núncio apostólico no Brasil Dom Giovanni D’Aniello.
Em todo o Brasil, a celebração solene do dia da Padroeira trouxe a mensagem do evangelho que retrata o milagre da Bodas de Caná, quando Maria demonstrando sua fé em Jesus solicitou que ele transformasse a água em vinho para os convidados da festa.
Veja mais fotos:
Saiba mais sobre a devoção à Nossa Senhora Aparecida:
O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior Santuário no mundo dedicado a Maria, Mãe de Deus, localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio – São Paulo, e entre as duas cidades mais importantes do País, São Paulo e Rio de Janeiro. Por esse vale corre um rio de nome Paraíba, que foi palco do aparecimento da devoção que une todo o Brasil.
No ano de 1717 três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixe. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto de Itaguassu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.
Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930), sendo seu Santuário declarado de âmbito nacional (1984), pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Hoje o Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894, responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior.
Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007 , e papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada neste ano no Rio de Janeiro.
Durante o mês de outubro, particularmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, pessoas de todos os recantos do Brasil visitam o Santuário Nacional, momento em que os olhos do mundo se voltam para acompanhar os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro.
O Santuário Nacional acolhe mais de 11 milhões de visitantes, anualmente. Em 2012, 11.114.639 passaram pela Basílica.
Com o lema: “Acolher bem também é evangelizar”, trabalham no Santuário 33 missionários redentoristas, várias congregações religiosas femininas, mais de 800 voluntários e, aproximadamente, 1.570 funcionários.
Além de toda a sua estrutura de acolhimento, acessibilidade e investi mentos em comunicação, o Santuário Nacional atua na área da ação social. O número de beneficiados pelas parcerias e projetos atinge milhares de pessoas, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais.
Assista vídeo da Festa da Padroeira no Santuário Nacional de Aparecida:
…
Por José Carlos Assunção Novaes
Com informações do Santuário Nacional Aparecida