Número de casos de estupro tem diminuído
No sul da BA na comparação com os primeiros 9 meses do ano passado. As delegacias da 6ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior, com sede em Itabuna, registraram, entre janeiro e setembro, menos estupros que no mesmo período de 2013, quando houve 69, a maioria tendo mulheres como vítimas.
Nos primeiros 9 meses deste ano foram 55 casos, 14 a menos que em 2013. Entre as pessoas que sofreram este tipo de violência nos últimos meses, 24 são de Itabuna. As demais ocorrências foram registradas em Arataca, Barro Preto Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí e Itaju do Colônia.
Houve registro de estupro ainda em Itajuípe, Jussari, Pau Brasil e Santa Luzia. Já Buerarema, Camacan, Itapé, Santa Cruz da Vitória, Itapetinga, Mascote São José da Vitória são os municípios em que não houve nenhuma queixa de estupro.
Os dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA) demostram que, levando-se em conta o número de 7.428 habitantes, Itaju do Colônia é um dos municípios baianos que mais registraram estupro nos primeiros 9 meses deste ano, 4 ocorrências.
Segundo SSP/BA, esta também foi a quantidade de estupros registrada em municípios com número bem maior de moradores, como Coaraci, Ibicaraí e Itajuípe. Coaraci, por exemplo, conta com 20.181 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em Ilhéus
Nos municípios da 6ª Coordenadoria da Polícia Civil do Interior, com sede em Ilhéus, foram registrados 72 estupros entre janeiro e setembro deste ano. Mais da metade dos casos ocorreu em Ilhéus, que teve sozinho 45 queixas.
Outras 21 ocorrências foram registradas nos municípios de Canavieiras (4 casos), Ibirapitanga (5), Maraú (4), Ubatã (4) e Uruçuca (4). Enquanto isso, Aurelino Leal, Ubaitaba e Una tiveram dois casos de estupro cada uma. Já em Gongogi e Itacaré não houve registro desse tipo de violência.
Os dados da SSP/BA revelam ainda que o mês com maior número de ocorrências de estupro na regional de Ilhéus foi maio, com 18 casos registrados. Fevereiro fechou com 8 e foi o que teve a menor quantidade de estupros neste ano.
Com relação aos municípios da regional de Itabuna, janeiro e fevereiro foi o período com menos casos, 4 em cada mês. Maio foi o mês mais violento, com 14 ocorrências. Em todo o estado, nos primeiros 9 meses do ano, a Polícia Civil registrou 1.356 casos de estupro.
No interior baiano, os municípios com maior quantidade de ocorrências são Feira de Santana, com 106 casos; Vitória da Conquista, com 72 e Porto Seguro, que abriu 70 inquéritos para investigar este tipo de crime.
…
Por A Região