Renovação das Câmaras Básicas de Assessoramento e Avaliação da FAPESB
O mandato das atuais Câmaras Básicas de Assessoramento e Avaliação da FAPESB se finda em março de 2014, quando serão renovadas para o período 2014 – 2016. As referidas Câmaras Básicas são regidas pelas Normas Gerais.
No seu Capítulo III (Art. 5o, Parágrafo 3o), as Normas dispõem que, nas mudanças das Câmaras devem ser ouvidos, no que couber, os setores acadêmico-científico, tecnológico, empresarial e governamental, vinculados às instituições sediadas no Estado da Bahia. Por essa razão e atendendo ao princípio da transparência que rege suas ações, a Diretoria Executiva da FAPESB abre uma consulta pública aos citados setores sobre nomes que possam vir a compor suas Câmaras Básicas.
Seguem abaixo algumas informações sobre a consulta.
Quem pode sugerir nomes:
Pesquisadores, acadêmicos, membros dos setores tecnológicos, empresarial e governamental vinculados às instituições sediadas na Bahia, que possuam cadastro na base FAPESB.
Quem pode ser indicado:
O perfil dos membros das Câmaras Básicas está definido nas Normas Gerais (Capítulo VI). Para a composição das mesmas (a exceção da de Inovação), aqueles que tiverem seus nomes sugeridos (em uma busca na base de dados FAPESB) devem: possuir titulação de Mestre, Doutor ou equivalente; estar cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq; atuar como professor/pesquisador em universidades, instituições de ensino superior ou centros de pesquisa localizados na Bahia; apresentar fluxo regular de produção científica nos últimos 05 (cinco) anos; ter experiência na coordenação de projetos e/ou grupos de pesquisa; e integrar Grupo de Pesquisa cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.
Para a composição da Câmara Básica de Inovação, aqueles que tiverem seus nomes sugeridos (através de uma busca na base de dados FAPESB) devem: possuir terceiro grau completo; estar cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq; estar cadastrado no Portal de Inovação do MCT; atuar como pesquisador ou gestor de projetos de inovação em instituições científicas e tecnológicas, empresas ou empreendimentos de cooperativismo ou economia solidária, bem como em incubadoras, parques tecnológicos ou organizações congêneres, localizados na Bahia; apresentar fluxo regular de produção tecnológica nos últimos 05 (cinco) anos; e ter experiência em coordenação na área nos últimos 05 (cinco) anos.
É importante esclarecer que a representação dos membros das Câmaras Básicas de Assessoramento e Avaliação da FAPESB não tem caráter institucional, sendo a escolha baseada no mérito acadêmico, técnico-científico e na experiência profissional comprovada na área de atuação.
Como se dá a consulta:
O pesquisador que tiver um nome a indicar entra na base FAPESB para identificar o nome a ser indicado e posteriormente gravar sua sugestão.
A consulta é feita por área de conhecimento. Pelo link Câmaras Básicas serão consideradas 09 (nove) grandes áreas: Ciências Agrárias e Veterinárias; Ciências Biológicas; Ciências Médicas e da Saúde; Ciências Matemáticas e Naturais; Ciências Humanas e Educação; Ciências Sociais Aplicadas; Engenharias e Computação; Linguagens, Letras e Artes; e a Área Interdisciplinar. Pelo link Inovação, será feita a sugestão para a Câmara Básica de Inovação.
O pesquisador não poderá indicar seu próprio nome.
O pesquisador poderá fazer apenas uma indicação por Câmara.
Importante: Esse é um canal de escuta da comunidade. Os resultados da consulta não serão divulgados. Servirão para subsidiar a Diretoria Executiva da FAPESB e as Câmaras vigentes no processo de composição das Câmaras Básicas para o novo mandato. Esse NÃO é um sistema de votação.
…
Por Ascom/Fapesb