Falcão escancara crise na CBFS: “Futsal está boicotado”
Bicampeão mundial com a seleção, camisa 12 revela racha político na entidade que controla esporte no país. Brasil não tem data para entrar em quadra em 2015
O futsal brasileiro está em crise. Após o imbróglio envolvendo Falcão, a maior estrela da modalidade no país, e outros jogadores da seleção brasileira – que culminou com a renúncia do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS) – o esporte volta a ter seu futuro em cheque.
Falcão se pronunciou em nome dos jogadores e pede, além de eleições diretas, o engajamento de pessoas ligadas ao futsal, como ex-treinadores e jogadores, no comando da entidade.
Sabemos que está havendo uma briga política interna. O lado contrário acha que a atual presidência vai deixar o cargo, e a presidência vai ser deles. Quem está encabeçando é o presidente da Federação Mineira [Marcos Madeira], que eu acredito estar com boa vontade, nada contra ele, mas é presidente da sua federação há mais de 30 anos. Isso a gente não concorda. Se está sendo provada coisas contra o atual presidente, ele tem de sair e ter nova eleição. Essa nova eleição tem de ser aberta, ter o máximo de chapas possíveis e esse presidente tem que ser eleito sem pressão ou compra de votos. Algo que seja bom para o futsal, é isso que a gente quer: democracia e alguém eleito que seja envolvido com o esporte, simples desabafa o camisa 12 da seleção brasileira.
A seleção brasileira ainda não sabe quando e qual será o seu primeiro compromisso da temporada. A um ano e sete meses do Mundial da Colômbia, a preocupação entre atletas e membros da comissão técnica é grande, já que a Confederação ainda não marcou amistosos para este ano. Com o cancelamento da Copa América, a próxima competição oficial prevista no calendário da seleção é o Grand Prix, somente em agosto.
No início de 2014, Falcão e outros jogadores deixaram de defender a seleção brasileira até que Aécio de Borba Vasconcelos, presidente na época, renunciasse ao cargo, o que acabou ocorrendo em junho do mesmo ano. Apesar da situação critica, o camisa 12 descarta deixar de vestir a camisa da seleção brasileira novamente.
Difícil ter boicote, pois todo o futsal está boicotado. Teríamos a Copa América agora em março, mas sem patrocinadores, pois alguns saíram, uns estão esperando e outros querendo entrar. Mas com essa briga política não podem pela falta de aprovação de contas, e isso tem atrapalhado o futsal. Não estamos podendo disputar campeonatos e ter outros amistosos que fariam bem à modalidade.
Em 16 anos defendendo o Brasil, Falcão foi bicampeão mundial e atuou em mais de 200 partidas, marcando 359 gols. O craque ainda acumula quatro títulos de melhor jogador do mundo de futsal, concedidos pela Fifa.
A seleção brasileira é um prazer que eu tenho. Estamos a um ano do Mundial e não sei se o jogaria, mas eu amo a seleção. Ainda me vejo vestindo a camisa, ainda acho que estou rendendo para estar em quadra. Não quero jogar na seleção brasileira apenas por nome.
Detentor de nove títulos da Liga Futsal, maior e mais importante competição da modalidade no pais, e com recorde de 10 finais consecutivas no torneio, Falcão dá sua opinião sobre o que precisa ser mudado na CBFS. Além de jogador, o craque é um dos gestores do Sorocaba, sua atual equipe.
O caminho a ser seguido é o da democracia, que tenha eleições abertas, que se dê um prazo para que isso aconteça, sem compra e venda de votos, de maneira transparente. Torço para que pessoas de dentro do esporte entrem com novas ideias e tudo aconteça da melhor maneira.
O atual presidente da CBFS, Renan Tavares, busca um acordo com a oposição para tentar começar o processo de recuperação da entidade antes do início da Liga Futsal, previsto para abril. Tavares se comprometeu a marcar novas eleições até o fim de março.
A CBFS tem até o dia 10 deste mês para publicar o edital convocando para as assembleias que decidirão o futuro da entidade. O mais provável é que as eleições ocorram no próximo dia 28, um sábado, na sede da Confederação em Fortaleza.
Por meio de uma rede social, Falcão expressou preocupação com os rumos da entidade, que vive uma crise financeira na noite de quarta-feira.
…
Por Globo Esporte.com