Ouvidoria Geral apresenta balanço do primeiro semestre de 2015
Em evento promovido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), na manhã de ontem (16), no auditório da Assembleia Legislativa, no CAB, em Salvador, a Ouvidoria Geral do Estado (OGE) divulgou o balanço dos atendimentos no primeiro semestre de 2015. De acordo com o órgão, 48,99% dos cidadãos entraram em contato para reclamação, 25,46% para obter informações, 11,6% realizaram denúncias e 9,1% estavam em busca de solicitação de serviços. Para o ouvidor geral do Estado, Yulo Oiticica, a apresentação para ouvidores de órgãos, fundações e empresas estaduais tem importância para que o trabalho seja desenvolvido de forma integrada.
“É fundamental a articulação entre as ouvidorias específicas. São 216, ao todo, no estado. O encontro é para alinhar. A Ouvidoria é quem tem essa prerrogativa de garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação. É importante que todos saibam que receber informação e dar informação é direito do cidadão. Nós agentes públicos temos o dever legal e moral de darmos todo o tipo de informação”, enfatizou Oiticica.
Ainda segundo a OGE, 47,16% dos registros são feitos via internet. Logo atrás, com 35%, está os atendimentos feitos por telefone. A aposta do Governo do Estado para melhorar o fluxo de informação no território baiano é justamente a convergência dos meios. Na oportunidade, foi apresentado o TAG Móbile, um aplicativo que já está funcionando e amplia as possibilidades de comunicação entre a população e a administração pública.
“O TAG já funcionava via web, mas através de navegador. O entanto, a tendência são as plataformas para dispositivos móveis. Onde o usuário estiver, por meio do celular, vai poder acessar o sistema, fazer reclamações, sugestões e elogios, consultar informações e completá-las. Também vai poder enviar fotos para ilustrar situações”, explicou o analista de sistemas da Secom, Carlos Junior.
O TAG Móbile já está disponível para a plataforma Android e, em breve, será lançado para outros sistemas operacionais. O download gratuito deve ser feito na loja virtual Google Play. “O sistema é inovador e possibilita servir melhor o cidadão. A Ouvidoria é uma importante ferramenta de gestão que terá mais um canal de comunicação para atender as necessidades da população de uma maneira mais completa. Pessoas que não têm acesso fácil a um computador, vão poder entrar em contato pelo celular”, afirmou a ouvidora da Secretaria Estadual da Administração (Saeb), Cassiana Mascarenhas.
Como entrar em contato
O acesso à Ouvidoria Geral do Estado pode ser feito de várias maneiras – pelo telefone, por meio do número 162; pela web, no portal do órgão, ou pelo aplicativo TAG Móbile em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Para quem preferir se dirigir ao órgão pessoalmente, o endereço é 3ª Avenida, nº 390, Plataforma IV, 2º andar, Sala 208, CAB.
…
Por Secom / BA