Comunidade de Palmeirinha busca implantação do ensino fundamental II no distrito

A comunidade de Palmeirinha, localizada no Município de Iguaí, representada pelas famílias residentes no distrito e região, está realizando um abaixo assinado de caráter coletivo, tornando público o seu interesse em fazer avançar a educação básica para as crianças, jovens e adultos, solicitando da Administração Pública Municipal a Implantação do ensino fundamental II no distrito.
Apesar de parabenizar a política educacional que o município vem implantando ao longo dos seus três anos de administração, com pagamentos de salários em dias, infraestrutura das escolas, merenda escolar, formação dos educadores, dentre outros, contudo os idealizadores desse projeto consideram que é preciso avançar nos processos educacionais também para esta região que abrange os distritos de Palmeirinha, Ponto Chique, Marcha Brasil, Riacho da Palmeira, Bolachinha, Boqueirão e outras regiões. O distrito de Palmeirinha é considerado o lugar que, no momento, pode concentrar este processo de nucleação e agregação destas demandas, até mesmo como uma contenção de gastos do município, dado o momento de crise econômica pelo qual passamos.
Outros aspectos levam a pautar esta demanda, sendo que, dentre todos, o mais gritante é a grande distância desses distritos para a sede do município que, em média ultrapassa os 30 km, além das dificuldades físicas e psicológicas dos alunos, o que tem sido marcado pelas desistências da escola, motivados pela dificuldade de acesso e as próprias limitações físicas dos educandos.
A própria Lei nº 11.700 de 13 de Junho de 2008 acrescenta inciso X ao caput do art. 4o da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases) para assegurar vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir dos 4 (quatro) anos de idade.
Em termos gerais, se forem somados todos os alunos que residem em Palmeirinha e em suas mediações, nesta perspectiva de adequação ou mesmo de criação deste núcleo educacional, somaria-se aproximadamente 100 alunos, o que possibilitaria a implantação do Ensino Fundamental II no distrito, com vistas à melhoria do atendimento educacional dos mesmos, dado que no local encontram-se educadores com a devida capacidade de lecionar nas respectivas séries e anos letivos, além de contar com certa infraestrutura que possibilitaria este acesso.
…
Por José Ronaldo