Jerusalém, Quem se Importa (Porque Deus amou tanto uma cidade?)

Por que Deus amaria tanto uma cidade pagã que cometia e praticava cultos que afrontavam à santidade de Deus? Primeiro, porque ele ama o homem pecador e deseja salva-lo e libertá-lo. No caso de JEBUS, antigo nome de Jerusalém, na época em que Davi intentou conquistá-la das mãos dos jebuseus… Neste período Deus tinha aversão a essa cidade (Jebus). Outro motivo é que no tempo de Abraão em 1900 antes da AEC, este lugar se chamava SALÉM (Lugar da paz ou cidade da paz). Isso significa que antes dela entrar em decadência espiritual, ela promovia um CULTO AGRADÁVEL a Deus. Deus amava aquele lugar porque ali havia um sacerdote do ALTÍSSIMO que prestava culto agradável a Deus.
Veja:
Gênesis 14:18-20
18 – E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.
19 – E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 – E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.
Ao inverso da realidade espiritual de Salém (Jebus) nos dias do rei Davi (por fim dos anos 1070 AEC). Era uma cidade pervertida, que promovia cultos aos demônios. As trevas pairavam sobre a cidade por causa dos cultos dos jebuseus que centralizava as forças do mal naquela cidade. Veja:
I Crônicas 11:4
4 – E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
Enquanto a cidade de SalÉm estava no poder e domínio dos jebuseus, ela não era um lugar onde agradava ao Deus de Israel. Só após a conquista da cidade pelo rei Davi NO FINAL DE 1070 da AEC, foi que a cidade voltou a cultuar o Deus verdadeiro.
I Crônicas 11:5
5 – E disseram os habitantes de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi ganhou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi.
Isso só aconteceu porque um servo de Deus (neste caso Davi) resolveu batalhar por ela e desapossar os inimigos com seus cultos demoníacos e consagrá-la ao Deus verdadeiro. Só a partir daí, DEUS PASSOU A AMAR AQUELA CIDADE (A CIDADE DE DAVI – JERUSALÉM).
DEUS AMARÁ AS CIDADES NO DIA QUE A IGREJA DE JESUS NA TERRA TIVER A POSTURA, VISÃO, DETERMINAÇÃO, OUSADIA E FÉ, PARA FAZER DE CADA LAR UM CENTRO DE CULTO AO DEUS DE ISRAEL. ERGUER UM ALTAR DE ADORAÇÃO A DEUS. DEUS FARÁ COM QUE ESSA CIDADE TENHA UM NOVO NOME. NOME DE HONRA E NÃO DE VERGONHA. Veja:
Isaías 62:2-4
2 – E os gentios verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do SENHOR designará.
3 – E serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, e um diadema real na mão do teu Deus.
4 – Nunca mais te chamarão: Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais: Assolada; mas chamar-te-ão: O meu prazer está nela, e à tua terra: A casada; porque o SENHOR se agrada de ti, e a tua terra se casará.
Queridos
Há algum tempo atrás, não muito longe, como de costume estava num monte que circunda a nossa cidade orando com demais irmãos. Era uma noite de céu estrelado (linda noite). Em meio à oração, Deus me orientou a me posicionar geograficamente do lugar onde estava em direção à cidade de Jerusalém. Assim fiz. Logo em seguida Deus me mostrou uma visão. Nesta visão vi uma bandeira branca com um circulo dourado (ouro amarelo) e dentro deste circulo havia a face de um leão. Abaixo, no cÍrculo dourado havia uma inscrição com os seguintes dizeres: LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ. Após ver tudo isso, o Espírito Santo colocou uma compaixão em meu espírito pelos judeus e pela cidade de Jerusalém. Eu comecei a orar diferente. LÁgrimas escorriaM do meu rosto naquela noite no monte. Ninguém mais teve a visão. Somente eu. Parecia que eu tinha perdido algum familiar ou ente querido. Mas havia o impulso apenas para orar e interceder.
Quando terminou aquele período de oração, descemos do monte e fomos para nossas casas. Chegando em minha casa, fui ler a Bíblia, pois o Espírito Santo me orientou para ler o livro do profeta Isaías no trecho que está os seguintes dizeres:
Isaías 62:6-7
6 – Ó Jerusalém, sobre os teus muros pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; ó vós, os que fazeis lembrar ao SENHOR, não haja descanso em vós,
7 – Nem deis a ele descanso, até que confirme, e até que ponha a Jerusalém por louvor na terra.
Então entendi que Deus estava colocando sobre meus ombros o propósito de ser um intercessor pelos judeus e pela cidade de Jerusalém. Dentre os demais intercessores que intercede por Jerusalém e a cidade, eu era mais um. Foi isso que Deus deixou bem claro para mim.
Jerusalém é uma cidade de 3000 anos de existência. Inúmeras guerras acometeram-na. Flavio Josefo, historiador judeu e fariseu do primeiro século, foi testemunha ocular da destruição da cidade de Jerusalém no ano 70 d.C. pelo general romano Tito (era seu pai Vespasiano que teria essa missão) que após esse fato, os judeus foram dispersos pelo mundo retornando à cidade quase três mil anos depois.
Em 1948 cumpre-se a profecia de os judeus retornariam para sua terra. Nesse ano, se cumpre a profecia sobre o renascimento da cidade de Jerusalém:
Isaías 66:8
8 – Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisas semelhantes? Poder-se-ia fazer nascer uma terra num só dia? Nasceria uma nação de uma só vez? Mas Sião esteve de parto e já deu à luz seus filhos.
Os judeus é um povo peculiar aos olhos de Deus. Mas infelizmente existe atualmente uma teologia perversa, diabólica e destituída da ortodoxia e verdadeira hermenêutica bíblica que intenta induzir a igreja gentílica (nós) a odiar os judeus. Eu sei que eles procuram transmitir uma imagem holográfica dos judeus para a igreja evangélica. Que perversidade tencionada!!!. Os judeus sofrem com o anti-semitismo há 3000 mil anos. Defensores e perpetuadores dessa ideologia antibíblica continuam afirmando que Deus substituiu o povo de Israel pela igreja gentia. Isso é uma mentira! Nós gentios convertidos a Jesus hoje, somos frutos das bênçãos ESPIRITUAIS que Deus derramara sobre os judeus. O apostolo Paulo diz que somos devedores dos judeus:
Romanos 15:27
27 – Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.
Neste texto, Paulo explica que a igreja mãe (que nasceu em Jerusalém) estava passando por privações financeiras.
Paulo reuniu a igreja gentia da Europa e da Ásia para abençoar a igreja mãe de origem judaica. Isso significa que os irmãos do primeiro século de origem gentia estavam se importando com os judeus. Eles poderiam desprezar e ter a mentalidade que muitos irmãos têm hoje de rejeitar e desprezar Israel. Mas não fizeram. Pelo contrário, investiram com os bens materiais na vida de seus irmãos judeus.
Romanos 15:26
26 – Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.
(Somos gentios Oliveira brava) hoje enxertados na Oliveira verdadeira (Israel):
Romanos 11:24
24 – Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!
Jerusalém atualmente tem profundos problemas espirituais e morais. Há uma hostilidade entre judeus religiosos e seculares e ao mesmo tempo uma desilusão crescente com o judaísmo, especialmente entre a juventude israelense. Israel hoje sofre com drogas, pornografia, prostituição a níveis alarmantes. Juventude rebelde, estupro, roubos e assassinatos. Israel precisa voltar ao arrependimento para com Deus. Os rabinos judaicos não tem nada para oferecer aos pecadores arrependidos:
Jeremias 4:14
14 – Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva; até quando permanecerão no meio de ti os pensamentos da tua iniqüidade?
Jeremias 4:22
22 – Deveras o meu povo está louco, já não me conhece; são filhos néscios, e não entendidos; são sábios para fazer mal, mas não sabem fazer o bem.
ESTA É A REALIDADE DE JERUSALÉM HOJE
Jeremias 5:1
1 – Dai voltas às ruas de Jerusalém, e vede agora; e informai-vos, e buscai pelas suas praças, a ver se achais alguém, ou se há homem que pratique a justiça ou busque a verdade; e eu lhe perdoarei.
Ou seja, a cidade de Jerusalém está rejeitando a vida, a paz, a libertação, a salvação, a transformação interior que só provém da pessoa de Jesus Cristo.
Exatamente como Oseias profetizou, eles não fazem sacrifícios pelos pecados há 1900 anos. pois não tem um templo:
Oséias 3:4
4 – Porque os filhos de Israel ficarão por muitos dias sem rei, e sem príncipe, e sem sacrifício, e sem estátua, e sem éfode ou terafim.
Até porque também sacrifícios de touros, bodes e demais animais não tem mais efeito algum. Pois o Cordeiro de Deus (Jesus) já resolveu o problema do pecado. Todos os sacrifícios do Velho Testamento não são mais necessários:
Hebreus 9:12
12 – Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.
Mas, alto lá… Deus prometera que um dia eles voltariam para Deus. E Deus não os rejeitariam como pregam e ensinam a teologia perversa que diz que Deus “substituiu” Israel pela igreja:
Oséias 3:5
5 – Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao SENHOR seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao SENHOR, e à sua bondade, no fim dos dias.
Os judeus precisam da salvação através de Jesus. Eles estão sob a maldição do pecado também:
Romanos 3:9
9 – Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.
Então, entendemos que se não podemos estar presentes em Jerusalém para ministrar salvação eterna e arrependimentos de pecado, temos outro caminho que é interceder pelos judeus e a cidade de Jerusalém.
Deus diz para orarmos pelos judeus, para profetizarmos sobre seus governantes também:
Salmos 122:6-9
6 – Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam.
7 – Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.
8 – Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti.
9 – Por causa da casa do SENHOR nosso Deus, buscarei o teu bem.
Israel só terá paz quando O PRÍNCIPE DA PAZ (JESUS) Isaías 9:6 – entrar nos corações de cada judeu. Não adianta os presidentes americanos convocarEM judeus e palestinos até o CAMP DAVID, nos STATES e fazer acordo de paz movido por documentos diplomáticos. A intenção é boa, mas ineficaz.
Concluo dizendo que DEUS AMA E CONTINUARÁ A AMAR JERUSALEM.
Judaizar a igreja gentílica (que somos nós hoje) é uma loucura teológica, aberração espiritual e distorção das Escrituras Sagradas. Mas deixar de AMAR UM POVO QUE DEUS AMA, NÃO REJEITA E NÃO ESQUECEU É LOUCURA MIL VEZES TRIPLICADA E VISÃO DISTORCIDA DO PLANO GERAL DE DEUS PARA COM OS JUDEUS.
Martinho Lutero, o grande reformador protestante, tinha uma mentalidade anti-semita, ou seja, dizia que as sinagogas deveriam ser queimadas. Lutero tem o seu mérito por ser o principal instrumento que Deus usou para reformular a teologia que estava distanciada de Deus. Contudo, sua mentalidade contra os judeus ia contra os planos de Deus. Ele agia e pensava da mesma forma que Jonas. Jonas era um profeta nacionalista politizado. Jonas odiava aqueles a quem Deus amava (os ninivitas – assírios). Enquanto Jonas queria ver a destruição dos ninivitas, Deus queria ver a salvação dos mesmos. Enquanto Deus queria ver os ninivitas na eternidade com Ele, Jonas queria ver os ninivitas no inferno. Entende? Assim era a mentalidade de Martinho Lutero.
NÃO SE ESQUEÇA: JESUS ERA JUDEU. E A SALVAÇÃO ETERNA VEIO POR MEIO DE UM JUDEU:
João 4:22
22 – Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
PENSE NISSO. PERGUNTE A DEUS O QUE ELE PENSA DISSO TUDO E ESPERE SUA RESPOSTA SOBRE VOCÊ.
Em Cristo Jesus,
…
Por Pr. Marcio Oliveira