Iguaí tem um caso suspeito de H1N1 na cidade

O primeiro caso suspeito de H1N1 está sendo investigado no Hospital Manoel Martins de Souza, onde o paciente suspeito permanece em observação.
A primeira etapa de vacinação contra a gripe na cidade começou no dia 18 deste mês nos postos de saúde, priorizando as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde.
No próximo sábado (30), será o dia D, onde estará acontecendo a vacinação nas três unidades de saúde e em dois pontos estratégicos da cidade, para melhor atender à população. Além do Centro de Saúde Manoel Novaes, do Centro de Saúde Dra. Arlene Vieira e do PSF Marinho Freitas, a vacina também estará disponível na Escola Tereza Borges Freitas, no Bairro Arnulfo (Corante), e na Praça Juracy Magalhães, no Centro, das 08:00 h às 17:00 h.
Nos dias seguintes, a vacinação continuará nas unidades de saúde do município.
Vale lembrar que no caso de pessoas com doenças crônicas – como diabéticos, cardiopatas ou doentes renais –, é necessário apresentar indicação médica. A dose é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou a qualquer outro componente da fórmula e para aqueles que apresentaram reação anafilática em dose anterior.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa oficialmente no próximo sábado (30) em todas as cidades do país e atinge também outros públicos considerados de risco, como população indígena e pessoas privadas de liberdade.
O Ministério da Saúde reforça que, além da vacinação, outras medidas de prevenção devem ser adotadas para evitar a infecção: lavar sempre as mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool em gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.
…
Da Redação / Iguaí Mix
Com informações da Agência Brasil