Iguaí: TRE adia julgamento de recurso de Rony Moitinho
O julgamento do recurso do prefeito eleito de Iguaí, Ronaldo Moitinho dos Santos, foi adiado pelo TRE para amanhã (06) ou quarta-feira (07). Ainda não há uma definição exata, mas poderá ser ainda esta semana.
O julgamento está sendo bastante esperado pela população do município, já que definirá se Rony Moitinho será diplomado e empossado ou se haverá uma nova eleição.
Várias instâncias já se manifestaram favoráveis à posse de Rony Moitinho: o juiz eleitoral de Iguaí, Fernando Marcos; a Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, que emitiu decisão favorável a Rony Moitinho no dia 03 de novembro; a Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ministra Laurita Vaz, que manteve a decisão do juiz de Iguaí e da presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Maria do Socorro Barreto Santiago, no dia 14 de novembro; o Procurador Regional Eleitoral Ruy Nestor Bastos Mello, do Ministério Público Eleitoral, que também manifestou-se favorável ao deferimento do registro de candidatura do prefeito eleito de Iguaí no dia 21 de novembro.
Todos entenderam que ocorreram vários erros durante o julgamento das contas realizado pela câmara de vereadores, sendo a vontade popular tê-lo como próximo gestor, já que nas eleições municipais Rony Moitinho foi eleito com a maioria absoluta (53,58%) dos votos válidos em primeiro turno.
Resta agora aguradar, mais uma vez, a decisão do TRE.
…
Por José Carlos Assunção Novaes