Brasil está livre da pleuropneumonia contagiosa bovina, reconhece OIE
O Brasil é um país livre da pleuropneumonia contagiosa bovina. O reconhecimento – da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) – foi feito na última quarta-feira, 24 de maio. De acordo com a OIE, “a concessão reflete a transparência e a qualidade do serviço veterinário do País”.
A pleuropneumonia contagiosa bovina é uma doença de bovinos e búfalos causada por bactéria. Ataca os pulmões e a membrana (pleura) que reveste o tórax. Por ser altamente contagiosa, com taxa de mortalidade de até 50%, causa altas perdas econômicas. Para reduzir a infecção, existe vacinação com um tipo atenuado da bactéria. Não há casos de contágio em seres humanos nem risco à saúde pública.
“A declaração da OIE agiliza a negociação de acordos sanitários com outros países e, consequentemente, a abertura de mercados, porque o Brasil não precisará mais declarar que o rebanho não tem esta doença”, diz o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Rangel.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que esse reconhecimento é resultado de um longo trabalho para erradicação da bactéria. Nesse sentido, os Municípios devem fortalecer as ações de divulgação da importância de vacinação do rebanho contra a febre aftosa visando conseguir o mesmo reconhecimento para a febre aftosa.
Por Agência CNM