No tênis, Brasil enfrenta Japão pela Copa Davis

Foi definida na noite da quarta-feira (13) a ordem dos jogos do confronto entre o Brasil e o Japão, válido pelo Playoff do Grupo Mundial da Copa Davis, a maior competição por equipes do tênis internacional. O confronto tem início nesta quinta-feira (14.09) com duas partidas de simples, a partir das 23h (horário de Brasília), no Utsubo Tennis Center, em Osaka, no Japão, com transmissão ao vivo pelo Sportv 3 e pela Bandsports.
O tenista número 2 do Brasil no confronto, o gaúcho Guilherme Clezar, abre a disputa contra Yuichi Sugita, o número um da equipe japonesa. Esse será o segundo jogo entre os tenistas no circuito profissional, com vantagem para o brasileiro, que venceu no Challenger de Nova Caledônia, em 2015. “As expectativas são as melhores possíveis. Acho que temos feito bons treinamentos e estou preparado para entrar em quadra e fazer um bom jogo”, afirmou Guilherme Clezar.
Na sequência, o cearense Thiago Monteiro, número um do Brasil no confronto, enfrenta Go Soeda, número dois do Japão. Esse duelo será inédito no circuito profissional da ATP. “Nunca joguei contra o Soeda, mas esperamos um jogo duro. Estudamos os adversários e eles são bem sólidos nesse tipo de piso. Agora é impor o jogo com bolas profundas e boa altura para não deixar eles confortáveis e aproveitar as chances que forem aparecendo no jogo”, analisou Monteiro.
Na sexta-feira será disputada a partida de duplas, a partir das 23h. Os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares encaram os japoneses Yasutaka Uchiyama e Ben McLachlan.
No sábado, a partir das 23h, Thiago Monteiro abre a programação contra Yuichi Sugita. O quinto e último jogo do confronto será entre Guilherme Clezar e Go Soeda.
O capitão João Zwetsch prevê que os jogos terão longa duração e que as chances são iguais para cada país. “O Guilherme joga o primeiro jogo contra o Sugita, um jogo duro. O Sugita está tendo um ano muito bom, onde eles colocam uma esperança maior, mas estamos esperando jogos longos e difíceis todos os dias. No segundo jogo, o Thiago pega o Soeda, que é um jogador experiente em Copa Davis. Os japoneses são jogadores muito consistentes, a quadra e a bola estão lentas e vamos lutar por cada ponto para trazer essa vitória para o Brasil”, concluiu o técnico João Zwetsch.
A equipe brasileira em Osaka é formada pelos tenistas Thiago Monteiro, Guilherme Clezar, Marcelo Melo e Bruno Soares, além do reserva Marcelo Zormann e do juvenil Thiago Wild. A comissão técnica tem o capitão João Zwetsch, o técnico Daniel Melo, o preparador físico Eduardo Faria, o fisioterapeuta Paulo Roberto Santos, o médico Ricardo Diaz, além do chefe da delegação Eduardo Frick. Também integra a delegação o ex-tenista profissional, Thomaz Koch, a convite da CBT, e Eduardo Nunes, de forma voluntária, como auxiliar da equipe. Thomaz Koch, grande tenista brasileiro, inaugura uma iniciativa da CBT de aproximar a experiência de ex-tenistas dos atletas que representam o Brasil na Copa Davis.
Confira abaixo a programação do confronto entre Brasil x Japão:
Dia 1 – Quinta-Feira (14.09)
Horário: 23h (de Brasília)
Guilherme Clezar x Yuichi Sugita
A seguir
Thiago Monteiro x Go Soeda
Dia 2 – Sexta-feira
Horário: 23h
Marcelo Melo/Bruno Soares x Yuichi Sugita/Ben McLachlan
Dia 3 – Sábado
Horário: 23h
Guilherme Clezar x Go Soeda
A seguir
Thiago Monteiro x Yuichi Sugita
Por Confederação Brasileira de Tênis









