Iguaiense, presidente da AMBFEX, reuniu-se com Hamilton Mourão para discutir demandas de médicos formados no exterior

A baiana e iguaiense Clismagna Leal da Silva, presidente da Associação Médica de Brasileiros Formados no Exterior (AMBFEX), participou, na terça-feira (12), de uma audiência com Presidente da República em Exercício, Antônio Hamilton Martins Mourão.
Na ocasião, Clismagna Leal da Silva apresentou ao presidente as demandas de um contingente de 25 mil médicos brasileiros formados no exterior que estão impedidos de exercer a profissão no Brasil ante a omissão dos órgãos competentes em realizar o REVALIDA (Exame Nacional de Validação de Títulos) com periodicidade prevista em lei, ressaltando que o último exame aplicado efetivamente foi em 2016 e que o Revalida 2017 ainda não foi concluído. A cada ano, mais e mais médicos brasileiros formados no exterior são impedidos de trabalhar no Brasil e de realizar um exame para residência e cursos de especialização.
A presidente da AMBFEX foi acompanhada dos Advogados da associação, José Zito do Nascimento e Charliene Maria Silva e também do Presidente do PRTB Levy Fidelix.
O presidente em exercício se mostrou solícito para buscar uma solução definitiva para o problema de revalidação dos títulos, quando foram debatidas algumas propostas e também a inércia e ineficiência das universidades em agilizarem o processo de revalidação. Também se questionou sobre a negatividade das Universidades Federais e Estaduais em revalidar os títulos de medicina através dos acordos ARCUSUL e a Plataforma Carolina Bori. A associação AMBFEX informou que as universidades brasileiras cadastradas na Plataforma Carolina Bori se negam a revalidar os títulos de medicina e optam pelo revalida realizado pelo INEP, sendo que existem Leis que regulamentam e garantem a legalização dos títulos por essas instituições públicas no Brasil. “É necessário que se faça cumprir as leis, como CNE Resolução nº3, Portaria Normativa nº 22, Portaria Interministerial MEC/nº 278”, enfatizou a presidente da AMBFEX, Clismagna Leal da Silva.
REUNIÃO COM O VICE PRESIDENTE @GeneralMourao , @levyfidelix PARA TRATARMOS SOBRE A REVALIDAÇÃO DE TÍTULOS DE MEDICINA DOS MÉDICOS BRASILEIROS FORMADOS NO EXTERIOR E APRESENTAÇÃO OFICIAL DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE BRASILEIROS FORMADOS NO EXTERIOR, A AMBFEX. pic.twitter.com/rWNunbY6q1
— ASSOCIAÇÃO DE MÉDICOS BRASILEIROS – AMBFEX (@medicointercam1) 14 de fevereiro de 2019
Da Redação/Iguaí Mix
Com informações da AMBFEX