Taekwondo Brasileiro finaliza preparação para Lima 2019 no CT Time Brasil

Equipe conta com quatro dos cinco medalhistas do Campeonato Mundial
Antes de embarcar para os Jogos Pan-Americanos de Lima, a seleção brasileira de Taekwondo participa de preparação final no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. A equipe conta com quatro dos cinco medalhistas do Campeonato Mundial de Manchester 2019 e chega forte na competição continental, com oito estreantes que buscam fazer história.
Na próxima sexta-feira (19) o treinamento da tarde, das 16h às 18h, será aberto para a imprensa, com acesso direto aos atletas e treinadores. O time é formado por Talisca Reis (até 49 kg), Rafaela Araújo (até 57 kg), Milena Titoneli (até 67 kg), Raiany Fidelis Pereira (acima de 67 kg), Paulo Ricardo Melo (até 58 kg), Edival Pontes – Netinho (até 68 kg), Ícaro Miguel (até 80 kg) e Maicon Andrade (acima de 80 kg).
Em Lima, os combates de Taekwondo serão no primeiro dia das competições, dia 27, e seguem até dia 29 de julho, no Poliesportivo de Callao.
Com média de 24 anos, a equipe conta com atletas experientes e que já alcançaram expressivas conquistas internacionais, como o vice-campeão mundial de Ícaro Miguel, e as medalhas de bronze no mundial de Manchester 2019 e nos Jogos Rio 2016 de Maicon Andrade.
Ainda no Campeonato Mundial realizado na Inglaterra, no mês de maio, Paulo Ricardo Melo e Milena Titoneli também subiram ao pódio, na terceira colocação de suas categorias.
Visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, as delegações encaram o Pan-Americano com a oportunidade de somar pontos para o ranking internacional, pois são disputadas as mesmas categorias de peso da Olimpíada e o campeão de Lima somará 40 pontos no Ranking Olímpico. Os cinco primeiros colocados do Ranking Olímpico, ao final da temporada 2019, conquistam vaga direta para os Jogos de Tóquio. As demais vagas serão definidas nos torneios classificatórios continentais.
“Hoje o Brasil vai ao Pan-Americano com uma equipe forte e confiante. Seremos representados pelos atletas que tiveram as melhores campanhas internacionais e alcançaram boas colocações nos rankings mundial e Olímpico, nas últimas temporadas”, comentou Natália Falavigna, diretora técnica da CBTKD.
O Taekwondo brasileiro soma 14 medalhas em Jogos Pan-Americanos (2 ouros, 4 pratas e 8 bronzes). Na edição anterior, Toronto 2015, o Brasil conquistou duas medalhas de bronze, com Iris Tang Sing e Raphaela Galacho, nas categorias até 49 quilos e acima de 67 quilos, respectivamente.
Por CBTKD