Livro sobre Português Afro-brasileiro é lançado em duas cidades do sudoeste da Bahia

O Professor Doutor José Carlos Assunção Novaes lança nesta sexta-feira (25) o livro Português Afro-brasileiro: o preenchimento do sujeito pronominal na comunidade quilombola de Lagoinha. O lançamento acontece, no mesmo dia, em duas cidades. Em Nova Canaã, pela manhã, às 8h, no Clube Ecoar, e, à noite, às 19h, na Câmara Municipal de Iguaí.
Neste livro, Novaes apresenta um importante panorama sobre a questão a partir do estudo da comunidade quilombola da Lagoinha, localizada no município de Nova Canaã, estado da Bahia. Além de apresentar uma importante descrição sócio-histórica da comunidade, o que pode contribuir para o conhecimento da história do Brasil em geral, o trabalho descreve, a partir de diferentes segmentações etárias, a língua falada por esta comunidade.
A partir de sua leitura, qualquer pessoa interessada poderá obter informações relevantes sobre o processo de constituição do português do Brasil. O trabalho se fundamenta na já muito conhecida metodologia da sociolinguística variacionista e apresenta resultados bem interessantes, que são comparados em seu conjunto com os de outros grupos sociais, evidenciando assim com muita clareza a tendência geral dos usos pronominais no Brasil.
Haverá ainda um sessão de autógrafos durante a Festa Literária Internacional do Pelourinho – Flipelô no dia 09 de agosto (sábado), às 17h, na Casa das Editoras Baianas. Um lançamento da obra em Salvador será divulgado em breve.
Sobre o autor
José Carlos Assunção Novaes, ou Cacau Novaes, é Doutor em Língua e Cultura e Mestre em Letras (UFBA), possui MBA em Jornalismo e Assessoria de Imprensa, especializações em Língua Portuguesa, Produção de Texto, Gestão e Docência em Educação à Distância, licenciatura em Letras Vernáculas.
É autor de Marádida (Selo Letras da Bahia – Bahia/2002, Editora Buriti – Minas Gerais/2017, Editora Mondrongo/2022); Os poetas estão vivos (Editora Mondrongo – Bahia/2015), As Sandálias (Editora Mondrongo – Bahia/2016); Você não sabe do que é capaz (Editora Penalux – São Paulo/2017); Xande e o Sapo Romualdo (Editora Penalux – São Paulo/2021); O sujeito nulo no português popular da Bahia (Paco Editorial – São Paulo, 2021); Eu só queria ver o pôr do sol (Editora Mondrongo – Bahia, 2024); Fonte de Beber Água (Cogito Editora – Bahia, 2024), além do trabalho atual.
SERVIÇO
O quê: Lançamento do Livro Português Afro-brasileiro
Quando: 25/07/2025 (sexta-feira)
Onde:
- NOVA CANAÃ – Clube Ecoar – 08h
- IGUAÍ – Câmara Municipal – 19h