Sem gestor, APA Serra do Ouro sofre com o descaso ambiental

Há mais de quatro anos sem um gestor, a APASO (Área de Proteção Ambiental Serra do Ouro) de Iguaí vive o descaso das autoridades governamentais e sofre com a devastação ambiental.
A APA Serra do Ouro, abrangendo 50.667.62 hectares, foi criada Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia, através do decreto nº 10.194 de 27 de dezembro de 2006, com o objetivo de preservar a riqueza ambiental do município de Iguaí, um paraíso composto por mais de 2000 nascentes, 180 cachoeiras, dezenas de rios e riachos,vales e serras.
No entanto, desde 16 de junho de 2011, está sem gestor e, apesar das inúmeras solicitações ao secretário do meio ambiente Eugênio Splenger, nada foi feito pelo governo do estado, que não nomeou até o momento um gestor substituto, o que paralisou as atividades da instituição e impediu a reunião de seus conselheiros.
Em agosto deste ano, durante a XI Romaria´Ecológica da Serra do Ouro, promovida pela Igreja Católica de Iguaí, foi realizado uma abaixo-assinado, que circulou até a Festa da Padroeira Municipal, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e foi entregue ao Secretário do Meio Ambiente do Estado, Eugênio Splenger, pela Pastoral Fé e Política da paróquia.
Também o Secretário de Agricultura do município de Iguaí, Fernando Ferreira, enviou um ofício ao secretário estadual, além do Ministério Público de Iguaí e a deputada Fabíola Mansur (PSB), atendendo à reivindicação de setores organizados que defendem a APA Serra do Ouro, solicitando do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, que nomeie um gestor para assumir a coordenação da área para assegurar a preservação do meio ambiente: “Aquela área, um verdadeiro santuário ecológico, está sendo alvo de depredação e ações que vêm colocando em risco o ecossistema local. É imprescindível que o Estado proteja as nossas riquezas naturais”.
Confira ofícios enviados ao Ministério Público e à Secretaria Estadual do Meio Ambiente:
- Ofício ao Ministério Público
- Ofício Secretaria Estadual do Meio Ambiente
- Ofício Secretaria Estadual do Meio Ambiente (2)
Iguaí hoje vive um total descaso ao meio ambiente, onde queimadas, desmatamento e poluição dos rios acontecem a todo instante, sem nenhum critério nem fiscalização por um órgão competente. Os rios estão secando, pela falta de chuva na região, mas que não deixa de ter uma parcela de culpa daqueles que destroem o meio ambiente, sem pensar na importância da preservação.
Uma das situações mais precárias está acontecendo no Rio Gongogi, que nasce no distrito de Itajaí, em Nova Canaã, na Serra da Cebola, e passa por diversos municípios até desaguar no Rio das Contas. O Gongogi está secando, os peixes estão morrendo e a situação é caótica. O mesmo vem acontecendo com outros rios e nascentes do município.
Leia abaixo email enviado pelo então gestor da APA Serra do Ouro Jaécio Matos em 16/06/2011:
Carta aberta – Gestão de UCs na bahia
Prezados,
Sinto informar que não estarei mais como gestor da APA Serra do Ouro. Diante das mudanças ocorridas na SEMA e em solidariedade ao grupo de gestores de Unidaes de conservação na Bahia, conforme carta aberta divulgada em anexo, deixo a minha função para um próximo substituto a ser anunciado pela Diretoria de Unidades de Conservação do novo instituto de meio ambiente e recursos hídricos – INEMA.
Apesar do pouco tempo de convívio, quero agradecer a todos pelo apoio e aprendizado.
Espero que todos possam continuar trabalhando na continuidade da gestão dessa importante APA em Iguaí.
Abraços,
Jaécio
Leia estudo feito sobre o Rio Gongogi:
Confira fotos:
…
Por José Carlos Assunção Novaes
Veja mais: