Trabalhadores reclamam de atraso no pagamento do 13º salário na Bahia

Situação ocorre em Itororó, no sul, e Simões Filho, na região metropolitana. Pagamentos deveriam ser realizados até a terça-feira (20).
Cerca de 1.100 professores não receberam o 13º salário em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador. A situação é a mesma de parte dos servidores públicos de Itororó, no sul do estado. Os vencimentos deveriam ter sido pagos até a terça-feira (20).
“Os professores [de Simões Filho] estão indignados porque contam com isso no final do ano, e não temos data certa para pagamento. Normalmente, recebemos no quinto dia útil. Sendo assim, não vão contar com 13º para o Natal e Réveillón”, disse a coordenadora da APLB, Lindinalva de Oliveira.
O ano letivo para os 18 mil alunos em Simões Filho ainda não acabou. Os professores estão repondo aos aulas por causa de greve em março. De acordo com o sindicato dos professores, não haverá aula nesta quinta-feira (22).
O secretário da Educação da cidade na região metropolitana diz que, desde agosto, o repasse do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (Fundeb) do Governo Federal vem sendo reduzido. De acordo com ele, a cidade recebeu R$ 2,5 milhões e a folha é de R$ 3,5 milhões.
“Nós já encaminhamos essa demanda para a Secretaria da Fazenda do município para que possamos fazer a liberação do 13º salário dos professores do município”, afirma.
A assessoria do Fundeb admitiu a redução nos repasses de verbas para a prefeitura de Simões Filho, mas não informou o valor.
Segundo o sindicato dos servidores, na tarde de quarta-feira, os salários de novembro de parte dos funcionários da Educação começaram a ser pagos.
Itororó
Cerca de 50 servidores protestaram na quarta-feira (21), em frente à casa do prefeito na cidade de Itororó, sul da Bahia, por conta dos atrasos.
O 13º salários dos garis e dos guardas municipais foram quitados, mas a maioria dos servidores continua sem receber o vencimento.
O presidente do sindicato dos servidores de Itororó, Silvio Kleber, diz que prefeitura tem dinheiro em caixa. “Estamos indignados por isso, porque sabemos que temos recurso, mas a situação é essa”, reclama.
A reportagem tentou falar com o prefeito Marco Brito na casa dele, mas não foi atendida. Na prefeitura, não havia ninguém trabalhando.
Outros municípios da região sul da Bahia também não pagaram o 13º aos servidores. Em Itapebi, a previsão é até o dia 30 de dezembro. Em Ibicuí, não há uma previsão para pagamento. Em Ilhéus, falta a segunda parcela e a Secretaria de Administração também não deu uma previsão para a realização do pagamento.
…