Iguaí: Padre Luiz Cláudio substituirá o Padre André Costa
Uma notícia pegou a comunidade católica de Iguaí de surpresa. Após a realização do retiro entre os padres da Arquidiocese de Vitória da Conquista, foi anunciado ontem (22), pelo Arcebispo Arquidiocesano, Dom Luiz Gonzaga Pepeu, a transferência de párocos do Vicariato São Marcos.
O Padre Luiz Cláudio Pereira Veira, que estava na paróquia de Anagé, assumirá, em data a ser definida, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Iguaí, substituindo o Padre André Costa.
O Padre André Costa, atual pároco da Igreja Católica de Iguaí, estaria completando, este ano, em 17 de julho, 8 anos de ordenação presbiteral e de serviços prestados à comunidade católica iguaiense. Ele iniciou a sua vida sacerdotal na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Iguaí, que faz parte do Vicariato São Marcos, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, onde ainda exerce as funções de pároco. Ele chegou ao município no dia 02 de janeiro de 2010 e, seis meses depois, em 17 de julho do mesmo ano, foi ordenado padre em Vitória da Conquista. No ano seguinte, em 16 de agosto de 2011, ele assumiu a paróquia do município, após a transferência do então Padre Roberto Carvalho, atual bispo de Caetité, para a Paróquia do Divino Espírito Santo, em Poções.
Muito querido pelos iguaienses, o Padre André fez um brilhante trabalho frente à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e em todas as comunidades urbanas e rurais do município. Ele foi um dos responsáveis pela realização da Caminhada pela Paz e também pela criação do Dia Municipal de Combate à Violência, em que o líder do MST de Iguaí Fábio dos Santos é lembrado, no dia 02 de abril, dia de seu assassinato.
Confira as transferências que ocorrerão na Arquidiocese de Vitória da Conquista:
- Pe. Luiz Cláudio (Iguaí);
- Pe. André Costa (à disposição do Arcebispo);
- Mons. Uilton (Poções);
- Pe. Ariosvaldo (Catedral);
- Pe. Antônio Gonçalves (Caetanos);
- Pe. Geneildo (Anagé);
- Pe. Edmilson e Diác. Nailson (Ibicuí e Nova Canaã);
- Frei Orlando (Santa Terezinha, em Vitória da Conquista);
- Pe. Joselito (Ribeirão do Largo).
- Pe. Irineu (Macarani).
A Arquidiocese de Vitória da Conquista ainda não se pronunciou oficialmente sobre a posse dos novos párocos e também sobre a data em que ela ocorrerá.
Por José Carlos Assunção Novaes