Iguaí: Missa e Procissão encerram homenagens à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira Municipal de Iguaí

Chuva de bênçãos caiu sobre Iguaí no dia da Festa da Padroeira
Uma Missa Festiva e uma procissão pelas ruas e praças de Iguaí encerrou ontem (12) as comemorações em homenagem à Padroeira Municipal de Iguaí, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, depois de uma extensa programação que começou no dia 03 de outubro.
A princípio, aconteceria uma missa campal na Praça Manoel Novaes. Mas, no momento marcado para o início, às 15:00 h, foi preciso realizar a celebração na Igreja Matriz, devido às chuvas que caíam na região. Após a celebração, fiéis, saíram às ruas em procissão, levando a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e também o ícone que irá percorrer todo o município no ano jubilar em comemoração aos 50 anos de instituição da paróquia.
As festividades de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foram encerradas com a abertura do Ano Jubilar e uma grande queima de fogos e um show pirotécnico que emocionou a todos.
Sobre o Jubileu de Ouro da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estará completando 50 anos de criação no próximo ano. No entanto, em 2019, a implantação da fé católica e a evangelização pelos primeiros moradores de Iguaí, que aqui chegaram nas primeiras décadas do século passado, estará completando 90 anos.
Segundo relato de uma antiga moradora e Ministra da Eucaristia na paróquia, Eulinda Freire Miranda, “Em 1929, Bráulio Clementino de Novaes e sua esposa Maria Ribeiro de Novaes (Dona Binha), que já estavam em Iguaí, como casal católico, começaram a se reunir nas casas para orações, sempre em residências de católicos, construindo depois uma capela na região das Piabas, onde começaram a ser celebradas as missas e, também, na residência de João Ribeiro, que se situava onde hoje é a Praça Juracy Magalhães”.
Já em 1935, foi construída a Capela, no local onde hoje se encontra a atual paróquia: “A capela foi construída por iniciativa de Bráulio Clementino de Novaes e sua esposa, Maria Ribeiro de Novaes (Dona Binha), contando com a colaboração de muitos. O terreno foi cedido pelo Sr. Ramiro Matos”, disse a Senhora Eulinda Freire Miranda, que escreveu um breve histórico do município de Iguaí, publicado no site Iguaí Mix.
Muito tempo se passou e em 5 de março de 1969, finalmente, a Igreja Católica de Iguai foi elevada a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. “A Igreja Católica, que acompanhava o desenvolvimento de Iguaí, desde a sua fundação, era antes uma capelinha, construída por Bráulio Clementino de Novaes. Na gestão de Carlos Freire, prefeito do município, que trouxe de Salvador um arquiteto de renome, um frade, para fazer a planta, foi iniciada a construção da nova matriz, em 15 de outubro de 1963 e concluída, com muito esforço, a paróquia, que foi inaugurada por D. Climério de Almeida Andrade, segundo Bispo Diocesano de Vitória da Conquista. Contou com o apoio incansável de Maria Ribeiro de Novaes (Dona Binha), que foi a principal incentivadora do projeto, e também com a boa vontade de toda a comunidade”, segundo a Ministra da Eucaristia Eulinda Freire Miranda.
Clique na imagem abaixo e veja mais fotos:
Assista vídeos:
Por José Carlos Assunção Novaes