Entrevista: Ricardo Barreto
O iguaiense Ricardo Barreto fala da sua carreira de modelo em entrevista exclusiva ao Iguaí Mix e da sua recente participação no novo clipe da cantora Kelly Key, além do seu trabalho na 40 Graus Models, agência de Sérgio Mattos, no Rio de Janeiro.
Iguaí Mix – Você é natural de Iguaí? Como tudo começou, em relação ao seu trabalho como modelo?
Ricardo Barreto – Sim, sou natural de Iguaí. Morei lá até meus 7 ou 8 anos de idade, quando fui estudar em Jequié. Desde pequeno, quando ainda morava em Iguaí, nas visitas de Sérgio Mattos à nossa cidade, ele, que também é de lá, me falava que iria me trazer para o Rio de Janeiro para trabalhar como modelo e isso foi ganhando força dentro de mim, ainda pequeno. Os meus pais ficavam orgulhosos quando eu falava que havia sido convidado pelo Serginho, mas dificilmente deixavam eu trabalhar com isso, pois o desejo de todos os pais é ver o filho estudar e se formar. Sendo assim me mudei para Jequié, onde passei praticamente de 10 a 11 anos por motivos de estudo.
Iguaí Mix – Mas você manteve essa vontade de ser modelo? O que aconteceu a partir da sua ida para Jequié?
Ricardo Barreto – Em Jequié, recebi algumas propostas para desfiles e cheguei a participar de concursos de moda, mas essa nunca fora a prioridade que os meus pais queriam. O tempo foi passando e a vontade de seguir esse caminho foi se tornando mais um sonho de criança. Na verdade, ele ficou oculto por um certo período, já que não tinha como segui-lo sem a autorização dos meus pais, pois era menor de idade e dependia disso para ir em frente. O tempo passou. Terminei o colegial, prestei alguns vestibulares e dentre os que passei, optei por cursar Farmácia Bioquímica, pois a faculdade era no interior de São Paulo, em São José do Rio Preto, e acreditava que poderia novamente ter oportunidades como modelo.
Iguaí Mix – E essa oportunidade apareceu?
Ricardo Barreto – Bem, nessa fase da minha vida, eu já sabia responder por mim e, com um pouco mais de responsabilidade, comecei a cursar Farmácia e fazer alguns trabalhos na área da moda, desfilando e fazendo fotos. A vontade de ser modelo se agregou a de seguir a carreira de ator e, mais uma vez, nos contatos, via rede social, com o Sérgio Mattos comentamos sobre o assunto e tive o incentivo que precisava. O Serginho sempre me convidava e quando demonstrei o que queria de fato, não poderia ser diferente: me deu apoio e coragem para buscar por isso. Conversei com a minha família, tranquei o meu curso de Farmácia, no último ano, em São Paulo e me mudei para o Rio de Janeiro, onde estou até hoje. Com o apoio de todos da família e do Serginho, hoje estudo TV e cinema. Coloquei como objetivo principal a realização desse sonho.
Iguaí Mix – Que trabalhos você realizou a partir daí?
Ricardo Barreto – Quando cheguei no Rio de Janeiro, no meio desse trajeto, trabalhei em diversas áreas para poder me sustentar, a princípio. Por estar no Rio e por causa da curiosidade em saber como funcionava o meio artístico, acabei buscando trabalhos como ator. Fiz participações (figuração) em programas da Rede Globo, como, por exemplo, em novelas (Fina Estampa, Aquele Beijo, Cheias de Charme), no Zorra Total e em alguns filmes nacionais como Os Penetras.
Iguaí Mix – Você hoje é modelo da 40° Models, de Sérgio Mattos. Como tem sido o seu trabalho como modelo? Você pretende tentar também a carreira de ator?
Ricardo Barreto – Desde quando entrei na 40° Models, comecei a ter muitas oportunidades, fazendo diversos trabalhos com fotos. Recebi propostas de representar agências parceiras da 40 Graus em outros estados e acredito nas possibilidades de trabalho internacionais futuramente. Pensando alto, mas sempre com os pés no chão. Sim, também pretendo seguir a carreira de ator.
Iguaí Mix – Você acaba de gravar uma participação no novo clipe da Kelly Key. Poderia falar um pouco sobre isso?
Ricardo Barreto – Verdade. Gravei na segunda-feira (22). É o clipe da nova música da Kelly Key, Controle, com ritmo angolano.
Iguaí Mix – Como foi para você participar dessa gravação ao lado de Kelly Key?
Ricardo Barreto – Poxa, foi um prazer enorme! Eles me receberam muito bem. Ela é super simpática. Passamos a madrugada toda gravando e faria novamente cada momento. O lugar era incrível e todas as pessoas envolvidas eram plenamente capacitadas e estavam muito dispostas para com o trabalho. Também gostei muito do ritmo da música e acredito que ficará na boca dos fãs novamente.
Iguaí Mix – E qual a sua participação no clipe?
Ricardo Barreto – Sou o par romântico dela, o cara que tem o controle sobre ela. O clipe é bem dançante e foram feitas várias cenas. Sendo assim, acredito que irei aparecer em poucos momentos, pois será mostrado apenas no final quem é o cara, que no caso sou eu.
Iguaí Mix – Participaram outros modelos da gravação do clipe?
Ricardo Barreto – Não, Somente eu, além da Kelly Key e dos dançarinos dela.
Iguaí Mix – Onde foram feitas as gravações? Quanto tempo durou?
Ricardo Barreto – Em uma casa abandonada no Bairro de Taquara, no Rio de Janeiro, e envolveu uma equipe de cerca de 50 pessoas. Começamos mais ou menos às 00:00 e terminamos às 6:00 da manhã da segunda-feira (22). Foi algo fechado em que esteve presente só a produção do clipe.
Iguaí Mix – Como surgiu o convite para participar do clipe?
Ricardo Barreto – Um dia recebi uma mensagem do Serginho e da equipe da 40 Graus Models me pedindo pra reservar a minha terça e quarta-feira que talvez eu iria gravar o novo clipe da cantora Kelly Key e que a produção estava escolhendo alguns modelos dos quais eu estava entre eles. Mas a data que pediram para eu reservar havia passado e eu achei que não fora escolhido. Então se passou um mês e recebi a ligação do Serginho me falando que eles tinham me escolhido pra fazer o clipe. Marcaram a data e tivemos que adiar por duas vezes, devido à chuva, já que a gravação seria externa.
Iguaí Mix – Como você se sente por estar na 40º Model, que é de Sérgio Mattos, e o fato de serem iguaienses? Ele, já bastante conhecido e influente, e você agora se despontando como modelo?
Ricardo Barreto – Tenho um carinho enorme pelo Serginho e pelas pessoas que trabalham com ele. Quanto a estar na 40° Models tem sido um mar de oportunidades. Venho fazendo vários testes e de certa forma me tornando visível. Essas oportunidades devo ao Serginho e a todos que direta ou indiretamente estão envolvidos com ele e com a sua agência.
…
Por José Carlos Assunção Novaes