Triplista Almir Junior conquista a prata no Mundial Indoor

Brasileiro cravou a marca de 17m41 em sua quinta tentativa e ficou atrás apenas do norte-americano Will Claye, que saltou 17m43
A dinastia de triplistas históricos do Brasil ganhou, no último sábado (03.03), mais um ilustre integrante. Com um salto de 17m41 na quinta de suas seis tentativas, Almir dos Santos Junior conquistou, em Birmingham, na Inglaterra, a medalha de prata no Campeonato Mundial Indoor. Em sua primeira participação em Mundiais, aos 24 anos, ele ficou atrás apenas do norte-americano Will Claye, que saltou 17m43. Completou o pódio o português Nelson Évora, 17m40.
“Dei o meu melhor e realizei um sonho. Competir com esses caras é muito especial. São eles que estudo nos vídeos e vejo saltar”, disse o brasileiro, em entrevista ao canal Sportv momentos depois da conquista. “Eu falava com o meu técnico: precisávamos encaixar um salto certo na hora certa, no lugar certo. Foi o que aconteceu”, celebrou o atleta mato-grossense, que sempre competiu no salto em altura e migrou para o triplismo há pouco mais de um ano.
A distância obtida na Inglaterra foi a melhor da carreira de Almir. Ele já tinha chegado ao torneio com as duas melhores marcas mundiais da temporada. Havia saltado 17,35m, em Madri, na Espanha, no dia 8 de fevereiro, e 17,37m cinco dias depois em Liévin, na França.
Com o resultado, ele se junta a um rol de excelência de triplistas nacionais, como o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva (1952, em Helsinque, e 1956, em Melbourne), Nelson Prudêncio (prata olímpica em 1968, no México, e bronze em 1972, em Munique), João do Pulo (bronze em 1976, em Montreal e 1980, em Moscou) e Jadel Gregório, prata duas vezes em mundiais indoor (Budapeste 2004 e Moscou 2006) e uma vez no Campeonato Mundial de Osaka, em 2007.
“Isso me motiva demais. Saber a tradição que o Brasil tem, ter o máximo respeito por todos os que vieram antes, conseguir não transformar isso em pressão e poder fazer parte dessa história é algo incrível”, afirmou Almir Junior.
Nascido em Matupá, no Mato Grosso, Almir começou no atletismo na cidade de Peixoto Gomide, com o professor Elves Santos de Pinho. Depois, passou a treinar na Sogipa (RS), sempre no salto em altura. Só começou no triplo no ano passado, aos 23 anos. É treinado por José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca.
Por Rede do Esporte