Visitar museus ou galerias de arte pode fazer você viver mais, diz estudo
Uma ida ao teatro, museu ou galeria de arte pode prolongar a vida das pessoas. É o que sugere um estudo da Universidade de Londres, no Reino Unido, publicado nesta quarta-feira (18) na revista médica British Medical Journal (BMJ).

A instalação “Rede Social” da exposição “Vaivém”, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro Foto: Nelson Gobbi / Agência O Globo
Os cientistas analisaram dados fornecidos por mais de 6 mil adultos da Inglaterra com 50 anos ou mais, que também participaram de um estudo mais amplo sobre envelhecimento. A frequência com que os participantes participavam de atividades artísticas, como exposições, concertos e ópera (cinema não foi incluído na lista) foi medida no início do estudo, entre 2004 e 2005. O grupo foi então acompanhado por cerca de 12 anos.
Os pesquisadores chegaram à conclusão que os que participavam das atividades artísticas com mais frequência, em um intervalo não superior a um par de meses, têm risco 31% menor de morrer mais cedo do que os demais. Mesmo uma ida ao teatro ou ao museu uma ou duas vezes por ano já reduz o risco de forma significativa: 14% menor em comparação a quem nunca curte uma peça ou se aventura em uma ópera.